Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Raciocínio Lógico Matemático. Jogos.

        Diariamente devemos trabalhar o raciocínio lógico matemático dos nossos alunos. Com atividades do cotidiano, como  o calendário, mês, dia , ano, tempo, com a quantidade de alunos presentes ( meninos, meninas), quantidade de alunos ausentes.
       Colecionar e contar sempre objetos também é bastante interessante.


      Mas através dos jogos, podemos transformar a aprendizagem da matemática em algo lúdico e muito prazeroso para os alunos.

     Podemos utilizar jogos comprados ou confeccionados com EVA, sucata ou papel. Dependendo da realidade da escola.


Sugestões:

Numerais
Identificação.
Sequencia.
Encontrar o numeral pedido.
Relacionar a quantidade, pegando tampinhas de acordo.
Soma.
Subtração.



Tapete de Emborrachado.

Identificação dos numerais.
Pular amarelinha.
Montar e desmontar ( coordenação motora.)
Ordem crescente e decrescente.
Numeros pares e impares.
Coelhinho na toca.


Blocos Lógicos.

Reconhecimento das:
 formas geométricas.
cores.
tamanho
espessura.

Classificação. ( Por cores, tamanho, formas, espessura)
Seriação ( do menor para o maior ou vice versa)
Sequencia ( cores, formas, tamanho)

Quantidade.
Criação livre de artes. Montagem de cenas ou figuras.
Riscar, recortar e colar.



Ábaco.
Contagem.
Noção de quantidade.
Valor posicional.
Cores.
Unidade, dezena e centena e milhar.

Amarelinha.
Brincando e aprendendo.
A criança precisa se movimentar.
Brincar, correr, pular.


Numerais de EVA.

Material Dourado.

Contagem.
Quantidade.
Unidade.
Dezena.
Centena.
Milhar.
Compor e decompor o numeral.


Régua de cuisinaire.


Dados.
Jogos diversos.
Soma.
Quem tira a maior quantidade ou menor.
Completar 10 pontos (certinho , nem mais , nem menos)



Dominó.
Memória.
Quantidade.
Organização do pensamento.









                                       Batalha Naval
                                Jogo de estratégia. Raciocínio.








Jogo dos pontinhos.
2 jogadores.
Cada jogador faz 2 linhas retas.
Ganha 1 ponto quem fechar 1 quadrado.
E escreve a letra inicial do seu nome dentro do quadrado.
Vence quem fizer mais pontos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário