Diariamente devemos trabalhar o raciocínio lógico matemático dos nossos alunos. Com atividades do cotidiano, como o calendário, mês, dia , ano, tempo, com a quantidade de alunos presentes ( meninos, meninas), quantidade de alunos ausentes.
Colecionar e contar sempre objetos também é bastante interessante.
Mas através dos jogos, podemos transformar a aprendizagem da matemática em algo lúdico e muito prazeroso para os alunos.
Podemos utilizar jogos comprados ou confeccionados com EVA, sucata ou papel. Dependendo da realidade da escola.
Sugestões:
Numerais
Identificação.
Sequencia.
Encontrar o numeral pedido.
Relacionar a quantidade, pegando tampinhas de acordo.
Soma.
Subtração.
Tapete de Emborrachado.
Identificação dos numerais.
Pular amarelinha.
Montar e desmontar ( coordenação motora.)
Ordem crescente e decrescente.
Numeros pares e impares.
Coelhinho na toca.
Blocos Lógicos.
Reconhecimento das:
formas geométricas.
cores.
tamanho
espessura.
Classificação. ( Por cores, tamanho, formas, espessura)
Seriação ( do menor para o maior ou vice versa)
Sequencia ( cores, formas, tamanho)
Quantidade.
Criação livre de artes. Montagem de cenas ou figuras.
Riscar, recortar e colar.
Ábaco.
Contagem.
Noção de quantidade.
Valor posicional.
Cores.
Unidade, dezena e centena e milhar.
Amarelinha.
Brincando e aprendendo.
A criança precisa se movimentar.
Brincar, correr, pular.
Numerais de EVA.
Material Dourado.
Contagem.
Quantidade.
Unidade.
Dezena.
Centena.
Milhar.
Compor e decompor o numeral.
Régua de cuisinaire.
Dados.
Jogos diversos.
Soma.
Quem tira a maior quantidade ou menor.
Completar 10 pontos (certinho , nem mais , nem menos)
Dominó.
Memória.
Quantidade.
Organização do pensamento.
Batalha Naval
Jogo de estratégia. Raciocínio.
Jogo dos pontinhos.
2 jogadores.
Cada jogador faz 2 linhas retas.
Ganha 1 ponto quem fechar 1 quadrado.
E escreve a letra inicial do seu nome dentro do quadrado.
Vence quem fizer mais pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário