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quarta-feira, 3 de março de 2010

Ética e valores na educação.




PROJETO l
VALORES NA EDUCAÇÃO.


"SOMENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO QUE PODEREMOS TRANSFORMAR A SOCIEDADE."

VAMOS REFLETIR.

PARE, OBSERVE, PENSE E RESPONDA COM SINCERIDADE.

O QUE VALE MAIS NA SUA VIDA?

QUAIS SÃO OS VALORES MAIS IMPORTANTES PARA VOCÊ?

PAZ  
  FÉ  
LEALDADE  
 AMOR
FAMÍLIA
TOLERÂNCIA
 HUMILDADE
 SEGURANÇA
 DINHEIRO
ALEGRIA  
HONESTIDADE  
 LIBERDADE    
PODER 
DESPREZO 
CLASSE SOCIAL 
 FINANCEIROS  
INTEGRIDADE 
 BELEZA
FRATERNIDADE 
 STATUS 
SOLIDARIEDADE 
SOLIDÃO
 CORRUPÇÃO
 DIVERTIMENTO
 SONEGAÇÃO
APRENDIZADO
 ÉTICA
RECONHECIMENTO
 SABEDORIA
CRESCIMENTO

ESTES SÃO TÓPICOS INTERESSANTES PARA SEREM ABORDADOS COM A TURMA,  PODE SER UM ASSUNTO POR SEMANA, PARA PENSAR SOBRE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS, PODEM SER FEITAS PESQUISAS NO PRÓPRIO DICIONÁRIO OU INTERNET, CARTAZES, DESENHOS, PRODUÇÃO DE TEXTOS...








PROJETO II.

EDUCAÇÃO EMOCIONAL.

" SE NÃO HOUVER UMA IRRADIAÇÃO DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO, FALAR SERÁ UMA PERDA DE TEMPO E DE ENERGIA, MESMO QUE SE FAÇA ISSO DURANTE HORAS." ( P .BURTON)



INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É A CAPACIDADE DE ENTENDER E LIDAR COM NOSSAS PRÓPRIAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS, E COM AS EMOÇÕES E SENTIMENTOS DE OUTRAS PESSOAS.

TEMAS:
  • EU E MEUS SENTIMENTOS.
  • A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO.
  • A IMPORTÂNCIA DA SOLIDARIEDADE.
  • EU E O OUTRO - SENSAÇÕES.
  • VERBALIZAÇÃO DAS EMOÇÕES.
  • A AÇÃO E A EMOÇÃO.
  • PERCEPÇÃO DA EMOÇÃO NO OUTRO.
  • DESENVOLVENDO O AUTO CONTROLE.
POR MEIO DA PALAVRA NÃO É POSSÍVEL APREENDER INICIALMENTE QUALQUER REALIDADE, A QUAL SÓ SE ADQUIRE SIGNIFICADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA, E SE ESVAZIA QUANDO SIMPLES DISCURSO.

  • DINÂMICAS DE GRUPO.
  • SUGESTÕES DO LIVRO: EDUCAÇÃO EMOCIONAL E INTUITIVA. RITA FOELKER. 30 ATIVIDADES PARA SEREM UTILIZADAS DE ACORDO COM A REALIDADE E NECESSIDADE DA TURMA.
  • HÁBITO DE ORAR COM A TURMA/ FALAR COM DEUS.
  • FALAR E CONSCIENTIZAR SOBRE A GRANDEZA DE DEUS - CRIADOR. ( SEM ENTRAR EM NENHUMA RELIGIÃO)
            AO COMPREENDER QUE OS ATOS MORAIS NASCEM DOS SENTIMENTOS, E NÃO DE IMPOSIÇÕES EXTERIORES, EDUCAR MORALMENTE SÓ É POSSÍVEL COM A PRÁTICA DO DIÁRIA, COM EXERCÍCIOS, DINÂMICAS E TENTATIVAS EM ACERTAR.
           A MORAL NASCE DO AMOR, QUE PRECISA SER TRAZIDO À TONA E REFORÇADO DIARIAMENTE.
          O AMOR É A BASE DAS AÇÕES MORAIS, CAMINHO PARA O MELHOR RELACIONAMENTO CONSIGO MESMO E COM OS OUTROS E, POR ISSO MESMO, OBJETIVO SUPERIOR DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL.



CASO ALGUÉM TENHA MAIS ALGUMA IDEIA, PODE DEIXAR UM RECADINHO.

BEIJOCAS!

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