Projeto:
De mãos dadas por um mundo melhor.
Justificativa.
Os projetos podem proporcionar uma aprendizagem em tempo real e diversificada. Os projetos, além de favorecer a construção da autonomia e da autodisciplina, o trabalho com projetos pode tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e interessante para o aprendiz, deixando de existir a imposição dos conteúdos de maneira autoritária. A partir da escolha de um tema, o aprendiz realiza pesquisas, investiga, registra dados, formula hipóteses, tornando-se sujeito do seu próprio conhecimento. Formando cidadãos críticos e ativos para transformar o mundo em que vivemos. Valorizando a ética, a cidadania, a sustentabilidade, a biodiversidade e o respeito a si, ao próximo e ao planeta.
Objetivos.
Desenvolver:
Hábitos e atitudes.
Ética.
Cidadania.
Coordenação motora fina e ampla.
Percepções: visual, auditiva, tátil, etc.
Orientação espacial e temporal.
Reconhecer a função social da leitura e escrita.
Linguagem oral.
Linguagem escrita.
Linguagem musical.
Linguagem artística.
Raciocínio lógico.
Reconhecer Números e quantidades.
Efetuar soma e subtração.
Formar leitores.
Discriminar diversos portadores de texto.
Reconhecer a função social dos números.
Público alvo.
Crianças com idade de 5 a 7 anos, matriculadas nas classes de alfabetização ( 1° ano.) da U.E.
Metodologia.
O projeto será desenvolvido através de variadas atividades lúdicas e dirigidas.
Histórias.
Jogos.
Brincadeiras.
Dramatização.
Fantoches.
Confecção de jogos.
Sala de leitura.
Laboratório de informática.
Sites educativos.
Meu blogger: www.kellycrismarroig.blogspot.com
Artes.
Utilização de sucata.
Músicas.
Material dourado.
Réguas de cuisineire.
Blocos lógicos.
Experiências científicas.
Portadores de textos variados.
Blocão.
Lousa.
Caderno de desenho.
Caderno com pauta.
Livro.
Caderno de apoio da prefeitura.
Festas.
Danças.
Exposições.
Passeios.
Dentre outros recursos.
Subprojetos.
A.M.I.G.O. respeito ao próximo. ( música da Aline Barros)
Sustentabilidade hábitos para preservar o meio ambiente.
Formando leitores-Contação de histórias e empréstimos de livros.
Valores. ( coleção de livros da sala de leitura)
Páscoa. Refletindo sobre vida nova.
Mãe. Nosso exemplo de amor.
Direito tem quem anda direito: campanha contra a violência na escola.
Festa Junina.
Ser do bem é bom!
Pai nota 10.
Folclore. Lendas e diversidade cultural.
Gentileza gera gentileza.
Primavera. Desfile de modas.
Festa das crianças.
Preservando o mundo animal.
Passeio ao jardim zoológico.
Ninguém é melhor do que todos nós juntos!
Aprendendo a respeitar- eu respeito, e você?
Ser do bem é bom.
Festa de encerramento- amigo oculto.
Parcerias.
O mencionado projeto trabalhará em conjunto com a equipe pedagógica da U.E. e Sala de leitura.
A parceria com a família também será de extrema importância.
Avaliação.
A avaliação será realizada diariamente através de observações do aluno em todas as atividades realizadas, individualmente e em grupos, através de avaliação escrita (prova) e avaliação oral durante as atividades lúdicas, trabalhos de casa diariamente e pesquisas.
“Os Projetos de Trabalho contribuem para uma (re)significação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. (Hernandez, 1998)"
Classe de Alfabetização.
1°ano. Turma: 1.102.
Nenhum comentário:
Postar um comentário